7/19/2012

HARD CORE!

Bruno Dias

  
 
    Não a ideia não é chocar, nem curtir e falar somos animais, mas sim alertar sobre o que aconteceu e orientar para melhorar. Estou traduzindo um texto da Kia Kaha CrossFit, lá da Nova Zelandia. Basicamente:
     Algumas vezes acontece da pele da nossa mão sair literalmente esfolada de um treino e muita gente considera isso DAORA PRA CARALHO!, até eu mesmo sou um pouco sádico as vezes e gosto de ver o circo pegar fogo, mas vamos orientar de forma correta. Porque ter a pele da mão rasgada não é sensação mais agradável.
     Porque a pele rasga? significa que você ainda é um novato, está treinando pouco ou está segurando a barra de forma errada, geralmente a pele rasga pelo atrito geralmente, fazendo balanços na barra ou muitas repetições com kettlebell.
     Construindo seus calos - Os calos devem ser construídos de forma gradativa, a primeira orinetação é com relação a pegada na barra a força principal deve estar no inicio dos dedos (primeira falange) e não na palma da mão, com a barra no meio da mão os calos são pressionados pela pele e tende a dor bastante, já a pegada, sem que nada aconteça. Ok é mais dificil se segurar na barra com os dedos, mas isso é uma questão de treino inicialmente os dedos parecem que vão cair da barra, assim como o seu antebraço, vai virar uma pedra de tanta força que vai fazer, perfeitamente normal, talvez nesse momento seja indicado, voltar alguns passos pra trás. Usar um elástico mais resistente. Não deixem o seu ego atrapalhar o treino, pois é melhor uma mão integra e você treinando do que uma mão esfolada e você em casa comendo.
     A manutenção dos calos -  Os calos devem ser mantidos baixos, sem peles enrugadas ou pontas se destacando na palma da mão, você pode tratar os calos com lixa, pedra pomes e até giletes em casos mais próximos de um casco do que um calo. O mais indicado é que você faça essa manutenção depois do banho, pois os calos estão mais "moles". Peles mais secas tendem a ser mais danificada um hidratante pode ajudar.
     A pele soltou o que eu faço - Em testes fizeram puxando a pele com a mão (alguns casos que eu já vi com a boca e cuspindo no chão do nosso ginásio), cortando a pele com tesoura, ou deixando a pele no lugar. Usando sempre de tratamento pomada antibactericida, a recuperação mais rápida , foi deixando a pele no lugar e depois que a pele de baixo estava pronta, tirava a morta, e a recuperação mais lenta foi cortar a pele com a tesoura, de alguma forma é melhor puxar do que cortar, mas o melhor mesmo é deixar ela la pendurada.
     Solução luvas. NÃO. Pode ser uma solução temporária até que sua mão se recupere ou enquanto você esta cultivando os calos, faça parte do treino com luva e parte sem luva, problemas com a luva, são particularmente dois.:
     1- Ter um objeto entre sua mão e a barra, reduz sua propriocepção, como consequência diminui a sensação de percepção de onde está o objeto em relação ao seu corpo.
       2- Você não usa luva no seu cotidiano, pode ser que um dia, você precise de algo e você estará apenas com as suas mãos nuas.
      Então se você já está com a mão rasgada ou sabe que um wod será potencialmente lesivo a suas mãos recomendo que traga esparadrapo, para protegermos suas mãos, lembrem-se que na maioria das vezes eu tenho, mas pode acontecer que tenha acabado.
      Nas fotos em especial reparem nas três ultimas, a mão da Rosana e a da Ana esta rasgada na palma da mão, pode ser uma pegada errada, como mencionado acima, ou que a barra que temos é muito grossa, para as mãos femininas, mas daqui 15 dias teremos uma barra exclusivamente para mulheres, mais baixa e mais fina. Na última foto é a minha mão que apesar das 209 barras que eu fiz no meu treino ontem e hoje, foi do dedinho na mão direita, logicamente que era o dedo que não possuo calo, então com o tempo e com cuidado, da pra treinar sem luva e sem abrir a mão.
     WOD de sexta totalmente recuperativo.

WOD

2x

400m Aeróbio
10 Mergulhos na Argola

Limite 10'


Nenhum comentário:

Postar um comentário