10/16/2013

Chute no Saco

     Na boa. NUM DÁ!!!
     Cerca de 30 min do nosso treino eu dedico a técnica, diariamente. LPO, vocês costumam fazer na técnica de 2 a 3 vezes na semana, LP Basico tambem.
     Eu falo sobre a importância de manter postura e falo sobre a mecânica de movimento inúmeras vezes, tento usar várias analogias para exemplificar o porque o uso da técnica facilita sua vida, seja no WOD, seja na transferência para sua vida saudável, menor risco de lesão, fora nossos bate-papos após a aula muitas vezes intermináveis sobre o mesmo assunto, mas quando eu pego um aluno (já com mais de seis meses) realizando esse tipo de movimento, eu tenho vontade de rasgar meu diploma e fechar a porta do box e ir embora, afinal eu num ensinei nada de útil pro cara.

Para quem quer ver a técnica “perfeita” basta assistir uma competição de levantamento de peso olímpico, onde os atletas treinam especificamente para se levantar o máximo de peso uma vez, ou pode se assistir uma competição de ginástica olímpica onde os atletas tem o completo domínio sobre o próprio peso corporal. Porem exigir de um aluno que nunca levantou peso antes, muito menos se pendurou em uma argola na vida, que ele execute com uma técnica igual aos atletas de ponta, é pedir um pouco demais. O que importa é a manutenção do básico, saber “selar” as costas, utilizar a potência do quadril ao invés dos braços, agachar com os joelhos “apontando” para os pés e por ai vai. Essa manutenção básica do padrão de movimento muitas vezes assegura a integridade física do praticante, e quem saberá disso é o treinador dele e somente ele, mais ninguém, talvez alguns colegas de treino experientes que muitas vezes ajudam dando dicas pertinentes, pois vivem treinando juntos. E se podemos dizer que existe uma regra sobre técnica x intensidade no CrossFit ela é a seguinte: primeira faça seu aluno entender a mecânica do movimento, depois disso deixe ele ganhar consistência, repetir esse movimento varias vezes com cargas baixas, ao longo de semanas de treino, meses se for preciso, e só depois destas duas etapas ai sim se aplica a alta intensidade nos seus treinos. Outro fator importante é que para se tornar um bom “coach” de CrossFit têm que conhecer os movimentos que serão executados, e para conhecer os movimentos tem que treinar. Quem não treina ou nuca treinou, dificilmente será um bom instrutor.
Frase extraída do texto Técnica X Intensidade de Tiago Heck 


A faixa preta é para preservar a identidade do individuo 
Círculos vermelhos são alguns erros.
Da esquerda pra direita
     1 Ótima posição de saída, costas perfeitamente alinhada com a LUA, cabeça bem posicionada. Neutra em relação ao solo.
      2,3 e 4 Fase aerea do arranco inexistente. Ok ele é muito forte e fez Muscle Snatch, cotovelos perfeitos apontando para fora e para cima.
     5 e 6 Finalização de movimento??? Pra que isso existe???
     7 Retorno ao solo, Achamos a fase aerea é quando o peso te puxa pra baixo, proteger a coluna?? Pra que? Pra baixo todo santo ajuda.
      8 Já emenda outro arranco, porque tá fácil.

     Depois quando eu falo que a repetição não foi válida ou  pior quando nego vem reclamar de dor e não sabe porque ou pior ainda você se machuca e põe a culpa na CrossFit junto com outros professores que manjam pra caramba como é um treino de CrossFit.

WOD

10 min
3 Muscle-up
10 Flexões de Parada de mão
15 Abmat

     Quero ver vocês fazerem esse wod sem técnica, peso??? só a anca de cada um.




Nenhum comentário:

Postar um comentário