7/11/2013

O que comer?

     Eu ia fazer um post zuando hoje de novo, mas eu acabei de achar esse site que achei bem legal com informações sobre o que é. O que pode e o que não pode na dieta paleo que vou dividir com vocês. 
      Muita gente vem perguntar o que comer como comer, mas essas coisas saem da minha área e pra falar a verdade eu nem gosto de cuidar da área nutrição o pouco que eu sei eu não divulgo, pois tenho medo de estar errado.
      Resumidamente na CrossFit eles te orientam a fazer uma dieta que chama dieta do ponto Z (diet zone), basicamente  é uma dieta onde você tenta controlar os seus picos glicêmicos, para que seu corpo sempre metabolize gordura, pois essa é mais energética que o carboidrato.
      Nos últimos anos muito tem se falado sobre a dieta paleolítica e principalmente muita gente tem usado ela dentro do CF porem, eu nunca vi um material traduzido para o português com um nível satisfatório de informação, mas basicamente é comer alimentos naturais, como seria na pré-história, mas a grande sacada do pessoal foi juntar as duas dietas em algo, pois ai você comeria só alimentos naturais da dieta paleolítica e controlaria a metabolização da gordura e como consequência muitos dos seus níveis hormonais proposto pela diet zone.
      Porem essa informação está solta aos pedaços na internet, mas eu achei um site que tem algumas informações simples porem bastante elucidativas sobre a dieta paleolítica e quando fui pesquisar as fontes desse site pra minha surpresa cai na página de uma CF. Por tanto eu ainda não li tudo e não investiguei nada afundo, mas são algumas referências que podem tirar algumas de suas duvidas.

DIETA PRIMITIVA: O QUE COMER?

Está na dúvida sobre o que pode e o que não se deve comer na dieta paleolítica?
Se o objetivo é perder peso rápido, o ideal é seguir à risca a lista de alimentos, mas se a razão principal é aderir a uma dieta e a um estilo de vida mais saudável, essa mudança pode se dar gradativamente. O fundamento da dieta primitiva está no controle da produção de insulina pelo corpo. Por isso, o primeiro passo é cortar o açúcar e, depois, os grãos que se transformam em açúcar na corrente sanguínea.
Estamos falando de uma dieta que defende a comida de verdade, nada de alimentos processados ou óleos que sabe-se lá como foram produzidos. Delicie-se com azeite, óleo de coco e de nozes e aproveite o sabor dos alimentos que a natureza nos oferece. Imagino que essa dieta seja bem parecida com o que os índios nativos comiam antes da colonização do Brasil.
Em ordem de prioridade:
  1. Elimine o açúcar, seja ele processado ou natural
  2. Corte os grãos, glúten ou qualquer outro produto da soja
  3. Evite leite em sua forma pura
  4. Exclua leguminosas (feijão, ervilha, lentilha)
  5. Não ingerir bebidas alcoólicas
O que é permitido:
  • Toda a carne que você quiser: todos os cortes de carne de boi, porco, presunto, bacon, carneiro, pato, frango, peru, ovos, peixes, frutos do mar.
  • Abundância de vegetais: frescos ou congelados (exceto batata, milho e feijão).
  • Nozes e sementes: todo o tipo de nozes e sementes (exceto amendoim), cruas, levemente tostadas, mas sem sal, ou qualquer manteiga de nozes ou amendoas
  • Um pouco de frutas: Frutas frescas e inteiras (sucos não são indicados), mas com moderação (1 a 2 porções)
  • Óleos e gorduras naturais: Azeite, gordura animal, oleo obtido pela pressao de nozes e sementes, como oleo de macadamia e oleo de gergelim, manteiga e manteiga clarificada. Apesar de ser um derivado do leite, a manteiga é uma importante fonte de gordura e, para quem tem sensibilidade à lactose pode optar pela manteiga clarificada ou ghee, que pode ser usada na preparacao de alimentos em altas temperaturas.
Por que carne à vontade? Você não consegue comer em excesso e não se ganha peso comendo apenas carne magra. Carregada de aminoácidos de cadeia ramificada mais glutamina, o que proporciona uma recuperação rápida com a queda do cortisol (hormônio do estresse). Carnes são repletas de carnitina, que faz com que o corpo use a gordura como energia. Aumenta o metabolismo, queimando mais calorias. Satisfaz o apetite. Melhora a sensibilidade à insulina.
Por que todos os vegetais? Repletos de vitaminas, minerais, fibras, etc. Te deixam cheio sem causar picos de produção de insulina. Equilibram o ácido-base (mais alcalino do que ácido)
Por que nozes, sementes, azeite de oliva ou abacate? Proporcionam índices normalizados de gordura ômega 3/6/9. Obtenha mais ômega 3 com óleo de peixe e mais ômega 9 com azeite de oliva e nozes. Antiinflamatórios (inflamação causa ataques cardíacos, câncer e Alzheimer, entre outros). Essenciais para a saúde humana. Promovem uma circulação sanguínea saudável.
Por que somente poucas frutas? Infelizmente as frutas aumentam os níveis de insulina e o consumo precisa ser moderado se você está tentando perder peso ou se é diabético ou possui algum outro distúrbio metabólico. As frutas continuam sendo boas para você, naturalmente doces e cheias de nutrientes. Uma boa regra é manter o consumo de frutas menor do que o de vegetais.


Lembrando que a base pra CF e pra qualquer outra coisa na sua vida é sua nutrição.


WOD

21-15-9
KBS 24/16
OHS 60/42

Nenhum comentário:

Postar um comentário