8/27/2013

CrossFit MATA

    Sim mata o cara torto! Como exemplo disso eu vou usar apenas uma articulação que anda dando bastante problema no nosso box.
Isso é seu ombro. Reparem como o ponto de contato entre o Úmero (osso do seu braço) e sua Escápula é pequena. Isso é bom, pois permite um grau de liberdade grande, porem esse grau de liberdade grande, gera muita instabilidade e qualquer coisa no mundo instável a grande chance de quebrar.

Porque quase ninguém sente dor no Quadril?

Porque o seu femur (osso da sua coxa) está praticamente inserido no osso do seu quadril. Como consequência a liberdade de movimento é menor, porem a instabilidade articular é maior.

Então não tem jeito? O ombro mais cedo ou mais tarde vai pedir arrego?

Não. Se você tem um bom controle articular (domina todos os movimentos acima sem carga e com facilidade), a musculatura trabalha dominando todos os movimentos possíveis, você só terá benefícios em praticar o CrossFit. O ombro no treinamento funcional e como conseqüência no CF é uma articulação em que se deve trabalhar a estabilização, por tanto qualquer movimentação que sua escapula faça durante a realização dos exercícios, você está quebrando o alinhamento e como conseqüência a chance se lesionar aumenta.

Padrões ruins de movimentação, na moça na parte de baixo ela não consegue trabalhar todo o grau de movimento da articulação, assim como no rapaz a direita a posição do tronco atrapalha a estabilização do ombro e como conseqüência um maior estresse na articulação, onde só as estruturas passivas (ligamentos e tendões) estão segurando o ombro no lugar, já que a musculatura está totalmente desfavorecia.

Lembram que eu comento todos os dias que todos os movimentos são iguais?

Reparem que a mecânica do ombro para todos esses movimentos são iguais, ombros encaixados, cotovelos fechados, próximo ao corpo, o que garante uma grande estabilização e permite movimentos saudáveis e tão variados.

E o mais importante:

No treino escute seu corpo. Na competição mande ele calar a boca. 
Que eu saiba todos os dias vocês vem aqui pra treinar e não para competir, por isso enchemos tanto a paciência em executar os movimentos de forma apropriada mesmo durante os wods, pois de que vale um tempo bom na lousa e uma dor nas costas por três dias. Não se pode construir um corpo forte e saudável para que ele dure muitos anos, em uma estrutura torta e/ou com padrões de movimentos não adequados.

* O texto foi feito de forma simples, para que o pessoal que não é da área entenda alguns conceitos básicos e fundamentais de movimentação, por tanto se quiser se aprofundar no assunto venha dar uma palavrinha comigo, pessoalmente é muito mais fácil de expor as idéias.

WOD

2000m Remo






  





Nenhum comentário:

Postar um comentário